Skip to main content

Recomendações para quem usa computador

As pessoas que usam computador com frequência e por muitas horas, devem entender que esta é uma actividade de risco e que devem ter algumas precauções sob pena de causarem dano a sua visão.
 A luz azul que é a frequência maioritária emitida pelos ecrãs actuais é uma luz prejudicial ao olho.  . Por um lado ela é particularmente energética e provoca a existência de espécies de radicais oxigénio (ERO) livres, que em demasia têm efeitos nocivos para a retina e para todo o sistema visual. A luz azul tem a característica de que em processo de refracção - isto é, através do olho - é a faixa de comprimentos de onda que mais se curva, o que faz com que as diferentes tonalidades se formem em diferentes posições em relação à retina, e isso dificulta a percepção da imagem, cansando mais o olho neste processo, pois ele tem de fazer um esforço para integrar a totalidade da imagem.

Ora a luz azul natural, proveniente do espectro solar, ajuda-nos a regular o nosso ritmo circadiano, alternância entre períodos de sono e vigília. Durante o dia a luz azul ajuda a manter-nos acordados, não permitindo que a melatonina, a hormona do sono entre em acção. Contudo a luz azul artificial  à noite corta-nos justamente a acção de melatonina impedindo-nos de ter um sono reparador, ou pior ainda impedindo-nos de adormecer. A luz azul cria ainda resistência à insulina e interfere nos nossos processos hormonais.

Dormir bem à noite é importante pois é durante o sono que ocorre a regeneração celular.

Deixo aqui os seguintes conselhos para preservar a visão a quem usa computador e para poder dormir à noite. Os dois primeiros conselhos são da lavra de Meir Schneider.

1) Olhar à distância 4 minutos por cada hora que se trabalha ao computador

2) Fazer palmings frequentes por escassos segundos, 10 a 30 segundos.

3) Instalar no computador "flux" ou "iristech". Este tipo de software está conectado ao fuso horário e vai filtrando a luz azul à medida que nos aproximamos da noite. Nalguns ecrãs este sistema já existe, que é o "modo noturno" o qual filtra a referida luz.

4) Usar óculo para protecção da luz azul. Estes óculos têm de ter lentes com coloração laranja -- maior filtragem da luz azul -- até amarelo claro -- menor filtragem da mesma. Nenhum deles é melhor ou pior. Os que filtram menos a luza azul são ideais para conduzir ou trabalhar ao computador e continuar a ver detalhes. Atenção, as ópticas vendem óculos que alegam filtrar a luz azul, que são caríssimos, e a sua capacidade de filtragem é muito baixa. Aliás as lentes praticamente nem têm coloração. Estes óculos são facilmente compráveis no ebay e outros sites semelhantes.

Alexander Wünsch, uma dos actuais especialistas em ciência da luz, e que referiremos noutros artigos, aconselha os óculos que dão pelo nome de Inovative e Prisma.

Tentei comprar esses óculos mas até agora não consegui pois o sistema não me permitiu chegar aos botões em que o possa fazer. Se algum leitor conseguir agradecia que aqui postasse.

https://www.innovative-eyewear.shop/en/blue-light-protection/blue-blocking-clip-on/4/prisma-blue-light-blocking-clip-on-glasses-bluelightprotect-pro-cp709


Adianto que no facebook há um grupo no qual participo (Pedro M. Rocha) mas que gostaria que expandisse e tivesse a intervenção de mais pessoas. O grupo chama-se "Ver Mais e Melhor"

Comments

Popular posts from this blog

A ginástica visual e a massagem ocular na China

Devido às suas tradições ligadas à acumpunctura, Tai Chi e Chi Qong, as práticas ditas alternativa no mundo ocidental são totalmente naturais na China. N o seguintes vídeo vemos diversos exercícios de palming alternado com diversos tipos de massagem: https://www.youtube.com/watch?v=szsQx89SGDo&pbjreload=10 https://www.youtube.com/watch?v=oI4H0oP9xwA&pbjreload=10 https://www.youtube.com/watch?v=TURf2QSTVoU&pbjreload=10 https://www.youtube.com/watch?v=ixXybtS47aw&pbjreload=10

O porquê da ginástica visual e a plasticidade do sistema visual

É com frequência que conto a estória imaginária de um médico ortopedista que dizia a um paciente que tinha partido um pé que teria de usar muletas para o resto da vida. Imagino que todos sorrimos ao ouvir esta estória. Porém mais triste é o facto de ela infelizmente se aplicar à visão. Ou seja NÃO DEVERÍAMOS DE CORRIGIR UMA VISÃO DEFICIENTE COM ÓCULOS porque isso é o mesmo que admitirmos que o nosso pé partido não se regeneraria e curaria. Confesso que ignoro o nome dos dois energúmeno médicos austrúacos que no século XIX, segundo Meir Schneider, terão enunciado dogmaticamente, e sem investigação científica,  que bão importa o que façamos, os sistema visual não pode nunca melhorar. Máxima essa que curiosamente a medicina convencional aceita de modo igualmente dogmático, apesar de alegar que todo o seu "conhecimento" provém de investigação científica. A verdade é absolutamente outra, tal como as verdades sobre as narrativas que nos chegam através dos media, normalmente é o...

Porque é que usar óculos e lentes de contacto pode ser perigoso, e a sua relação com o Núcleo Supra Quiasmático

Os estudos não existem, mas há fortes suspeitas e os dados científicos corroboram que usar óculos, lentes de contacto e lentes intraoculares recentes (após 2009) podem ser prejudiciais para o sistema visual e também para a saúde. A razão prende-se com o facto muito simples de o olho para além de funcionar como câmara,  funciona também como relógio biológico. É o núcleo supra-quiasmático (NSQ) que se situa sobre o quiasma óptico e ligado ao hipotálamo que regula as múltiplas reacções metabólicas do organismo. Fritz Albert Popp foi quem calculou que este número seria de 100 000 por segundo por célula. Ora para que um número tão elevado de reacções ocorra de modo correcto deve ter um regulador inteligente e eficaz que é o NSQ Nas imagens verificamos a posição do NSQ em corte vertical e horizontal no cérebro. Em Inglês designa-se por Supra Chiasmatic Nucleus = SCN A complexidade do processo é enorme e será alvo de posts á medida que formos construin...