Skip to main content

A Ciência da saúde como constructo : A Radiação Ultravioleta Parte II : O s aminoácidos aromáticos

O termo aromático na química orgânica significa que existe um anel plano com ligações de ressonância que são mais estáveis do que outras ligações, ou arranjos geométricos com o mesmo conjunto de átomos.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Aromaticity

São 4 os aminoácidos aromáticos que se situam no olho e na pele:
Triptofano, Tirosina, Fenilalanina e Histidina.
Nas representações abaixo os átomos de C são cinzentos, os de H são esbranquiçados, de N azuis, de O a vermelho. Observe-se que os anéis destes aminoácidos são hexagonais maioritariamente de átomos de C com H à volta.




















N figura seguinte podemos ver a adição da Histidina. O seu anel aromático é diferente. é pentagonal com 3 átomos de C (a branco) e 2 de N ( a azul). Repare-se que os restantes anéis aromáticos são de átomos de C.

fonte:
http://www.russelllab.org/aas/aromatic.html

Esta característica que é a existência de um anel aromático,  fazem com que estes aminoácidos absorvam luz no espectro do ultravioleta (UV).

fonte: site da Universidade do Arizona/EUA
 http://www.biology.arizona.edu/biochemistry/problem_sets/aa/aromatic.html

No topo pode ler-se:
"Todos os aminoácidos aromáticos absorvem luz ultravioleta em diferentes quantidades. A tirosina e o triptofano aborvem mais que a fenilalanina; o triptofano é o responsável pela maioria da absorção da luz ultravioleta (ca. 280 nm) pelas proteínas.


Por outro lado podemos observar as hormonas/neurotransmissores que são derivados destes aminoácidos

Leia também a relação dos aminoácidos aromáticos com neurotransmissores/hormobas aromáticos (em construção) como a serotonina,  dopamina e a melatonina, e como os mesmos se relacionam com fotoreceptores como a melanopsina presente na pele e no olho (em construção)

Ao leitor deixo a opção de decidir se os raios ultravioletas são importantes ou não. 



Comments

Popular posts from this blog

A ginástica visual e a massagem ocular na China

Devido às suas tradições ligadas à acumpunctura, Tai Chi e Chi Qong, as práticas ditas alternativa no mundo ocidental são totalmente naturais na China. N o seguintes vídeo vemos diversos exercícios de palming alternado com diversos tipos de massagem: https://www.youtube.com/watch?v=szsQx89SGDo&pbjreload=10 https://www.youtube.com/watch?v=oI4H0oP9xwA&pbjreload=10 https://www.youtube.com/watch?v=TURf2QSTVoU&pbjreload=10 https://www.youtube.com/watch?v=ixXybtS47aw&pbjreload=10

O porquê da ginástica visual e a plasticidade do sistema visual

É com frequência que conto a estória imaginária de um médico ortopedista que dizia a um paciente que tinha partido um pé que teria de usar muletas para o resto da vida. Imagino que todos sorrimos ao ouvir esta estória. Porém mais triste é o facto de ela infelizmente se aplicar à visão. Ou seja NÃO DEVERÍAMOS DE CORRIGIR UMA VISÃO DEFICIENTE COM ÓCULOS porque isso é o mesmo que admitirmos que o nosso pé partido não se regeneraria e curaria. Confesso que ignoro o nome dos dois energúmeno médicos austrúacos que no século XIX, segundo Meir Schneider, terão enunciado dogmaticamente, e sem investigação científica,  que bão importa o que façamos, os sistema visual não pode nunca melhorar. Máxima essa que curiosamente a medicina convencional aceita de modo igualmente dogmático, apesar de alegar que todo o seu "conhecimento" provém de investigação científica. A verdade é absolutamente outra, tal como as verdades sobre as narrativas que nos chegam através dos media, normalmente é o...

Actualização : Dezembro de 2018: a caminho da cura

Este ano foi uma ano com alguma irregularidade no meu progresso. Testei algumas teripas novas e reduzi meia dioptria no olho direito no início do ano tendo ficado com os dois olhos iguais (-5.5 dioptrias). Contudo a avaliação que fiz em Novembro passado o optometrista recomendou-me que regressasse às -6 dioptrias no O.D. Quanto ao nervo óptico não senti melhoras em particular. De facto numa avaliação que fiz na máquina sensitive imago [ AQUI ]. O diagnóstico que fiz no passado mês de Novembro diagnosticou-me perca de nervo óptico no valor médio de 28% em relação a Abril 2016. Contudo a grande notícia é que havia regenerado em média 24%. O que me deu alguma satisfação pois pude atestar que afinal estou a fazer alguma coisa certa. Relembro que de acordo com a medicina convencional, NÃO É POSSÍVEL REGENERAR QUALQUER PARTE DO SISTEMA VISUAL. Então ai tomei uma firme decisão de levar o meu programa mais longe e ser bastante sistemático na sua aplicação em várias frentes. Durante as ...