Skip to main content

A Ciência da saúde como constructo : A Radiação Ultravioleta Parte II : O s aminoácidos aromáticos

O termo aromático na química orgânica significa que existe um anel plano com ligações de ressonância que são mais estáveis do que outras ligações, ou arranjos geométricos com o mesmo conjunto de átomos.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Aromaticity

São 4 os aminoácidos aromáticos que se situam no olho e na pele:
Triptofano, Tirosina, Fenilalanina e Histidina.
Nas representações abaixo os átomos de C são cinzentos, os de H são esbranquiçados, de N azuis, de O a vermelho. Observe-se que os anéis destes aminoácidos são hexagonais maioritariamente de átomos de C com H à volta.




















N figura seguinte podemos ver a adição da Histidina. O seu anel aromático é diferente. é pentagonal com 3 átomos de C (a branco) e 2 de N ( a azul). Repare-se que os restantes anéis aromáticos são de átomos de C.

fonte:
http://www.russelllab.org/aas/aromatic.html

Esta característica que é a existência de um anel aromático,  fazem com que estes aminoácidos absorvam luz no espectro do ultravioleta (UV).

fonte: site da Universidade do Arizona/EUA
 http://www.biology.arizona.edu/biochemistry/problem_sets/aa/aromatic.html

No topo pode ler-se:
"Todos os aminoácidos aromáticos absorvem luz ultravioleta em diferentes quantidades. A tirosina e o triptofano aborvem mais que a fenilalanina; o triptofano é o responsável pela maioria da absorção da luz ultravioleta (ca. 280 nm) pelas proteínas.


Por outro lado podemos observar as hormonas/neurotransmissores que são derivados destes aminoácidos

Leia também a relação dos aminoácidos aromáticos com neurotransmissores/hormobas aromáticos (em construção) como a serotonina,  dopamina e a melatonina, e como os mesmos se relacionam com fotoreceptores como a melanopsina presente na pele e no olho (em construção)

Ao leitor deixo a opção de decidir se os raios ultravioletas são importantes ou não. 



Comments

Popular posts from this blog

A ginástica visual e a massagem ocular na China

Devido às suas tradições ligadas à acumpunctura, Tai Chi e Chi Qong, as práticas ditas alternativa no mundo ocidental são totalmente naturais na China. N o seguintes vídeo vemos diversos exercícios de palming alternado com diversos tipos de massagem: https://www.youtube.com/watch?v=szsQx89SGDo&pbjreload=10 https://www.youtube.com/watch?v=oI4H0oP9xwA&pbjreload=10 https://www.youtube.com/watch?v=TURf2QSTVoU&pbjreload=10 https://www.youtube.com/watch?v=ixXybtS47aw&pbjreload=10

O porquê da ginástica visual e a plasticidade do sistema visual

É com frequência que conto a estória imaginária de um médico ortopedista que dizia a um paciente que tinha partido um pé que teria de usar muletas para o resto da vida. Imagino que todos sorrimos ao ouvir esta estória. Porém mais triste é o facto de ela infelizmente se aplicar à visão. Ou seja NÃO DEVERÍAMOS DE CORRIGIR UMA VISÃO DEFICIENTE COM ÓCULOS porque isso é o mesmo que admitirmos que o nosso pé partido não se regeneraria e curaria. Confesso que ignoro o nome dos dois energúmeno médicos austrúacos que no século XIX, segundo Meir Schneider, terão enunciado dogmaticamente, e sem investigação científica,  que bão importa o que façamos, os sistema visual não pode nunca melhorar. Máxima essa que curiosamente a medicina convencional aceita de modo igualmente dogmático, apesar de alegar que todo o seu "conhecimento" provém de investigação científica. A verdade é absolutamente outra, tal como as verdades sobre as narrativas que nos chegam através dos media, normalmente é o...

Porque é que usar óculos e lentes de contacto pode ser perigoso, e a sua relação com o Núcleo Supra Quiasmático

Os estudos não existem, mas há fortes suspeitas e os dados científicos corroboram que usar óculos, lentes de contacto e lentes intraoculares recentes (após 2009) podem ser prejudiciais para o sistema visual e também para a saúde. A razão prende-se com o facto muito simples de o olho para além de funcionar como câmara,  funciona também como relógio biológico. É o núcleo supra-quiasmático (NSQ) que se situa sobre o quiasma óptico e ligado ao hipotálamo que regula as múltiplas reacções metabólicas do organismo. Fritz Albert Popp foi quem calculou que este número seria de 100 000 por segundo por célula. Ora para que um número tão elevado de reacções ocorra de modo correcto deve ter um regulador inteligente e eficaz que é o NSQ Nas imagens verificamos a posição do NSQ em corte vertical e horizontal no cérebro. Em Inglês designa-se por Supra Chiasmatic Nucleus = SCN A complexidade do processo é enorme e será alvo de posts á medida que formos construin...