Skip to main content

A ciência da saúde como constructo: os mitos do Colesterol

Vivemos num mundo onde a percepção da realidade é largamente controlada por grupos financeiros, entre os quais as farmacêuticas, as quais estão pouco interessadas na saúde do cidadão comum, mas muito interessadas na manutenção dos seus lucros, e talvez mais ainda no seu poder.

As farmacêuticas controlam de modo directo e indirecto, as universidades de medicina e os seus programas curriculares, os estudos "científicos" nelas feitos, as bolsas para "investigação" e grande parte das revistas supostamente de carácter científico onde os supostos resultados de  "investigação" pode ser publicados.


Assim chegámos à triste condição de que a medicina convencional ainda dominante, proporionha pouco alívio  para a vasta maioria das doenças, limitando-se a tratamentos paliativos com efeitos ditos "secundários" mas que na verdade são tão primários como qualquer outro efeito.

Lamentável constructo também é o da palavra "medicamento" que na sua maioria é uma molécula derivada do petróleo, a fim de que possa ser patenteada, e da qual o corpo humano não tem necessidade e que na maioria das vezes é apenas um veneno.

Outros sinais evidenciam que culturalmente vivemos noutro constructo em que a medicina convencional tem bases científicas actualizadas, e que nos tem apenas levado a uma tirania por parte desta indústria médico-farmacêutica.

A título de exemplo vamos apenas citar neste artigo um dos desastres científicos da medicina convencional que roça a manipulação e mesmo a má-fé. Trata-se da fraude do colesterol.

Temos sido bombardeados a torto e a direito que o colesterol é uma gordura e que por isso devemos evitar as gorduras.
ERRADO: o Colesterol é um ALCOOL. Os químicos foram extremamente rigorosos ao atribuir nomes às moléculas que iam descobrindo. Todos os alcoóis têm um ou vários grupo OH (oxigénio mais hidrogénio].

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lcool

A definição de colesterol na wikipedia é a de uma alcool policíclico:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Colesterol

Na imagem podemos ver claramento o grupo OH no canto inferior esquerdo.

Assim sendo quando se fala em LDL - Low density Lipoprotein ou Lipoproteina de Baixa Densidade- e HDL - High Density Lipoprotein ou Lipoproteíma de Alta Densidade -- estamos a falar de lípidos. Ora lípidos são gorduras e portanto não podem ser colesterol. Na verdade são os transportadores de colesterol, mas NÃO SÃO COLESTEROL.

Acresce a este facto que estes tipos de colesterol são assim designados dependendo do seu percurso para o fígado (LDL) ou quando sai do fígado (HDL). Ou seja o LDL não é necessariamente uma má proteína, mas sim uma que apenas vai ser reciclado nesse importante orgão que é o fígado.

Também podemos adicionar que sem colesterol não podemos sintetizar as nossas hormonas e que os ataques cardíacos dão-se normalmente até nas pessoas que têm o colesterol baixo, isto é conforme a medicina convencional prescreve.
Finalmente  note-se que as células têm a sua membrana exterior ou plasmática  é constituída por lípidos - gordura - e colesterol. Ou seja, é muito importante ingerir gordura de qualidade e manter um bom nível de colesterol.

Na imagem vemos a membrana da célula constituída por fosfolípidos e colesterol.










Voltaremos em futuros posts a falar da importância da gordura em particular da gordura animal, que contrariamente aos constructos artificiais que referimos é importante para a nossa saúde.

Comments

Popular posts from this blog

Oficina de Ginástica visual dia 17 de Fevereiro domingo, em Lisboa

(para ler o post completo clique em READ MORE)  A próxima oficinas decorrerá no Domingo di 17 de Fevereiro, das 9h às 18h com intervalo para almoço no espaço Feel2B sito no Lumiar: R. Rainha Dona Luísa de Gusmão 4D, 1600-686 Lisboa Metro. Quinta das Conchas Próximo dos correios do Lumiar O valor é de 40e,  e de 25e para quem frequenta pela segunda vez ou teve aconselhamento pessoal comigo.  Plano geral: 9:00 Apresentação 9:30 aferição da visão de cada participante. 10:00 Palming seguida de  síntese dos exercícios a fazer. 10: 30 Início dos exercícios para a visão que incluem 1) sunning (caso haja sol) em alternativa skying;  2) exercícios com bloqueio da visão central eestimulação da visão periférica;  3) estimulação da visão central no olho mai fraco com eventual estimulação simultânea da periférica do olho forte;  4) balanço longo,  5) olhar à distância,  6) exercícios para plasticidade neurológica do sistema visual. 12:30 primeiro aferição da visão e pau

A ciência da saúde como constucto: Radiação Ultravioleta Parte I

De todos os constructos da medicina convencional dois dos mais prejudiciais têm justamente a ver com o sistema visual: 1) O de que a visão, não importa o que façamos não pode melhorar 2) O de que a radiação ultravioleta é prejudicial para os olhos e para a saúde de modo geral. Destes dois constructos vamos analisar agora o segundo: o de que a rdiação ultravioleta é prejudicial. Antes de mais convém entender que é a dose que faz a cura ou a toxicidade. Ingerir 10 litros de àgua, mesmo que seja de excelente quantidade é prejudicial ao organismo. De igual modo demasiados ultravioletas, ou demasiada radiação solar é igualmente prejudicial. Observemos de seguida a semelhança entre uma molécula de clorofila e uma molécula de hemoglobina A semelhança é elevada sendo que a maior diferença consiste no elemento no centro da molécula que é Mg no caso da clorofila e Fe no caso da hemoglobina. O processo base da fotossíntese consiste grosso modo em transformar CO2 e água em acúcar.

Próxima oficina de Ginástica Visual Sábado 13 de Abril

A 13 de Abril no Espaço Essência  , das 9h às 17h R. Pedro Lemos 6A, quinta do Bom Retiro Sobreda (Leia em baixo o bónus do que aprenderá nesta oficina) O valor é de 60e,  e de 40e para quem frequenta pela segunda vez ou teve aconselhamento pessoal comigo.  Plano geral (adaptável segundo as necessidades e dinâmica do grupo): 9:00 Apresentação 9:30 aferição da visão de cada participante em interior. 10:00  Palming  seguida de  síntese dos exercícios a fazer. 10: 30 Aferição da visão no exterior e início dos exercícios para a visão que incluem 1)  sunning  ou em alternativa skying ;  2) exercícios com bloqueio da visão central estimulação da visão periférica;  3) estimulação da visão central no olho mais fraco com eventual estimulação simultânea da periférica do olho forte;  4) balanço longo,  5) olhar à distância,  6) exercícios para plasticidade neurológica do sistema visual. 12:30 primeiro aferição da visão em exterior. 13:00  Almoço. 14:00 Palestra sobre o es