Skip to main content

A ciência da saúde como constucto: Radiação Ultravioleta Parte I



De todos os constructos da medicina convencional dois dos mais prejudiciais têm justamente a ver com o sistema visual:


1) O de que a visão, não importa o que façamos não pode melhorar

2) O de que a radiação ultravioleta é prejudicial para os olhos e para a saúde de modo geral.


Destes dois constructos vamos analisar agora o segundo: o de que a rdiação ultravioleta é prejudicial.


Antes de mais convém entender que é a dose que faz a cura ou a toxicidade.
Ingerir 10 litros de àgua, mesmo que seja de excelente quantidade é prejudicial ao organismo.
De igual modo demasiados ultravioletas, ou demasiada radiação solar é igualmente prejudicial.
Observemos de seguida a semelhança entre uma molécula de clorofila e uma molécula de hemoglobina
A semelhança é elevada sendo que a maior diferença consiste no elemento no centro da molécula que é Mg no caso da clorofila e Fe no caso da hemoglobina. O processo base da fotossíntese consiste grosso modo em transformar CO2 e água em acúcar. A respiração nos mamíferos consiste em transformar grosso modo acúcar em CO2 e água. Podemos entender a complementaridade de ambos mas também a importância que luz solar tem em ambos os tipos de organismos: vegetal e animal.

Actualmente é conhecida a importância da luz solar na síntese de vitamina D. Só que esta luz solar trata-se de radiação ultravioleta B. Menos conhecido é a síntese de óxido nítrico a partir dos ultravioletas A. A imagem seguinte mostra a continuidade, da esquerda para a direita,  dos raios X, UV, espectro visível e IV.



O "NO" (Óxido Nítrico) funciona entre outras coisas, como vasodilatador, sendo nesse particular um meio para consegui mais oxigenação celular. Este é um aspecto importante para a regeneração de diversos orgãos entre os quais os do sistema visual.

Para além da importância que têm para a nossa saúde as referidas moléculas citamos também os estudos do cientista alemão Frtiz Albert Popp àceca dos biofotões.
Popp constatou que todos os seres vivos emitiam luz ultravioleta de baixa intensidade.

http://quantumbio.com.br/metodo-quantumbio/pensadores-cientistas/fritz-albert-popp/

Uma boa definição de biofotões foi dado por Vladimir Voeikov, biofísico da Universidade de Moscovo. Ele diz o seguinte: “Biofótóes são RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS COERENTES E ULTRA-FRACAS, capazes de modular as actividades fisiológicas das células e dos sistemas vivos de ordem superior.”

Foi Fritz Albert Popp  (2003) quem declarou existirem cerca de 100 000 reacções químicas por segundo em cada célula a questão que se coloca é: como as mesmas podem acontecer na ordem correcta e sem interferirem negativamente umas nas outras?

A física Newtoniana, que considera o corpo como uma máquina e usada na ciência da medicina convencional, revela-se pouco capaz de responder a esta e outras questões. É aqui que entra a física quântica.

As evidências de que a luz faz parte dos nossos processos metabólicos são mais que muitas e serão alvo regular dos nossos artigos.

A título de exemplo é possível fazer incidir uma determinada frequência de luz no olho, e desencadear uma determinada reacção no organismo, como a inibição ou prodição de determinadas hormonas e / ou neurotransmissores.

Os biofotons são emitidos por todos os seres vivos nos comprimentos de ond compreendidos entre os 260nm (UV) e os 800nm (IV). É sabido que todos os mamíferos emitem radiação infravermelha que é na prática o que chamamos de calor. Esta todavia, continua a ser radiação electromagnética.




A seguinte imagem esclarece o que se entende actualmente  por este tipo de radiação quando se comporta como onda.
Como o próprio nome indica trata-se de uma onda eléctrica "E" que se propaga em simultâneo com a sua onda magnética "B" na perpendicular. A letra grega lambda simboliza o comprimento de onda. Ver notas sobre as abreviaturas no fim do artigo.





Os seres humanos emitim luz ultravioleta e infravermelha.
Estes dados devem fazer nosrepensar a vida e a importância da luz na mesma.

Em próximos posts desenvolveremos os temas dos biofotões, bem como as características dos aminoácidos Triptofano, Fenilalanina, Tirosina e Histidina, os quais são chamados aminoácidos aromáticos por terem um anel de 6 átomos de carbono. Estes aminoácidos devido a este anel, absorvem luz ultravioleta e são extremamente importantes em diversos metabolismos que envolvem por exemplo a molécula da melatonina, importante por regular o ritmo circadiano (de sono e de despertar) e por ser uma molécula altamente regeneradora nomeadamente de diversos componentes do sistema visual.

Cremos que os exemplos dados são suficientes para perguntar:

Se a molécula da hemoglobina é tão semelhante à da clorofila, não será a luz do sol importante para a nossa saúde?

E se emitimos luz ultravioleta, e se temos no nosso corpo - nos olhos e na pele - aminoácidos que retêm a luz ultravioleta, então muito provavelmente é importante absorver este tipo de luz.

Abreviaturas usadas :
nm - nanómetros. Medida de comprimento de onda. I nanómetro é = 0,000 000 001
Mg -Magnésio
Fe - Ferro
Λ ou λ - letra grega lambda usada como símbolo de comprimento de onda, na imagem sobre onda electromagnética
UV- Ultra Violetas
IV - Infra Vermelhos

Obra citada Popp, F. A. Properties of Biophotonsand their theoretical implications- Indian J Exp Biol, v. 41,  p. 391- 402, May 2003.

Comments

Popular posts from this blog

Oficina de Ginástica visual dia 17 de Fevereiro domingo, em Lisboa

(para ler o post completo clique em READ MORE)  A próxima oficinas decorrerá no Domingo di 17 de Fevereiro, das 9h às 18h com intervalo para almoço no espaço Feel2B sito no Lumiar: R. Rainha Dona Luísa de Gusmão 4D, 1600-686 Lisboa Metro. Quinta das Conchas Próximo dos correios do Lumiar O valor é de 40e,  e de 25e para quem frequenta pela segunda vez ou teve aconselhamento pessoal comigo.  Plano geral: 9:00 Apresentação 9:30 aferição da visão de cada participante. 10:00 Palming seguida de  síntese dos exercícios a fazer. 10: 30 Início dos exercícios para a visão que incluem 1) sunning (caso haja sol) em alternativa skying;  2) exercícios com bloqueio da visão central eestimulação da visão periférica;  3) estimulação da visão central no olho mai fraco com eventual estimulação simultânea da periférica do olho forte;  4) balanço longo,  5) olhar à distância,  6) exercícios para plasticidade neurológica do sistema visual. 12:30 primeiro aferição da visão e pau

Próxima oficina de Ginástica Visual Sábado 13 de Abril

A 13 de Abril no Espaço Essência  , das 9h às 17h R. Pedro Lemos 6A, quinta do Bom Retiro Sobreda (Leia em baixo o bónus do que aprenderá nesta oficina) O valor é de 60e,  e de 40e para quem frequenta pela segunda vez ou teve aconselhamento pessoal comigo.  Plano geral (adaptável segundo as necessidades e dinâmica do grupo): 9:00 Apresentação 9:30 aferição da visão de cada participante em interior. 10:00  Palming  seguida de  síntese dos exercícios a fazer. 10: 30 Aferição da visão no exterior e início dos exercícios para a visão que incluem 1)  sunning  ou em alternativa skying ;  2) exercícios com bloqueio da visão central estimulação da visão periférica;  3) estimulação da visão central no olho mais fraco com eventual estimulação simultânea da periférica do olho forte;  4) balanço longo,  5) olhar à distância,  6) exercícios para plasticidade neurológica do sistema visual. 12:30 primeiro aferição da visão em exterior. 13:00  Almoço. 14:00 Palestra sobre o es